terça-feira, 14 de outubro de 2014

ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ANTIGA ISRAEL



RESUMO
Este Paper trata da organização social da Antiga Israel. Onde serão apresentados em pequenos comentários, assuntos como: cultura, educação, casamento, política, arte e lazer. Assuntos estes que nos chamam muito a atenção pela importância dessa nação no contexto bíblico. Principalmente quando se trata de um povo que foi eleito por Deus para seu serviço, através do qual o Senhor tem ofertado a todas as nações uma grande possibilidade de salvação.
Palavras-chave: Israel; povo; nação.

1 INTRODUÇÃO
            Ao longo da história, muito se tem estudado sobre o povo de Israel, principalmente porque todo o contexto bíblico está ligado de forma direta ou indireta a essa nação. E uma das maiores curiosidades que permeia a mente de muitos estudiosos e curiosos é, como vivia essa nação? Como era a organização social desse povo? A vida educacional, como eles aprendiam e evoluíam? Suas políticas sociais, como eles se relacionavam com os povos vizinhos? E quanto à arte, o lazer, será que isso também fazia parte dessa comunidade? Isso e mais algumas coisas serão visto nesse pequeno artigo, de forma simples e sintetizada para uma melhor compreensão.
2 CULTURA
            Normalmente a cultura de um povo é incutida em cada pessoa a partir da infância. Seja a partir da família que nasce ou até mesmo pela qual foi adotado. Mesmo sem perceber, o processo de aculturação acontece e continua à medida que a pessoa é exposta ao meio ambiente, ao compartilhamento de amizades, a educação formal ou religiosa, entre muitos outros elementos que influenciam de forma natural todos que estão inseridos nessa sociedade. Daí alguns teóricos argumentarem que o homem é o produto do meio em que vive.
            A palavra “cultura” em si, nos leva a idéia, de costume, habilidades, artes de um grupo específico de pessoas em uma determinada época. E nessa época, o povo de Israel era tão influenciado pelas culturas quanto somos pela nossa de hoje em dia. Por conta disso, que muitos termos e conceitos da bíblia podem ser bem pouco familiar para muitos nos dias de hoje (ELWELL, 1995).
3 EDUCAÇÃO
             A educação sempre foi uma questão de grande importância entre o povo de Israel, desde a infância a criança era ensinada e levada a compreender a relação especial do povo com Deus e a importância de servir ao Senhor. E este conhecimento ajudava a sustentar o ideal de toda pátria, principalmente nos momentos mais difíceis, como no período de cativeiro e exílio por exemplo.  E como a criança normalmente era ensinada pela família, sua compreensão da fé era enriquecida pelas práticas familiares, principalmente refeições ligadas á festa religiosas como a Páscoa. Já em tempos mais recentes, as escolas elementares já eram implantadas pela comunidade, normalmente em sinagogas ou nas casas dos professores.
4 CASAMENTO
            O casamento não era exatamente como se conhece hoje, formal e como um sacramento, mas era simplesmente uma troca de votos entre a noiva e o noivo, como resultado de uma negociação entre os pais de ambos. Nessa época existiam pessoas na sociedade que se casavam e tinham uma só mulher, mas não eram de se estranhar que muitos também tinham duas mulheres, uma ou mais concubinas. Como o próprio rei Davi, Herodes que possuía nove mulheres e Salomão que possuiu mais de setecentas mulheres.
            Normalmente os casamentos eram arranjados com parentes próximos ou com membros do clã ou da tribo. E uma das formas de se tentar manter a monogamia, era o preço que se pagava por uma noiva, que não era assim tão barato e poucos homens podiam pagar uma soma tão alta mais de uma vez. O preço da noiva era um valor pago ao pai dela para compensar a perda do trabalho da filha no lar ou nos campos (TENNEY, 1988).
5 POLÍTICA
Em todos os tempos houve interação comercial e políticas entre um povo e sua vizinhança. E com Israel não foi diferente, onde a política e os assuntos das cidades-estados influenciavam diretamente a vida e as atividades de todos os cidadãos. Em geral, a política naquela época, consistia em dirigir bem ou mal os assuntos relativos ás cidades para evitar que fossem conquistadas pelos vizinhos.
Normalmente os reis tomavam as decisões sozinhos, independente da vontade do povo e qualquer faraó podia resolver invadir uma determinada região apenas para firmar o seu poder.  Em uma situação Israel lutava contra a Síria, quando os assírios resolveram atacar para destruir os dois exércitos, imediatamente Israel e Síria entraram em acordo político e se uniram para derrotar os assírios. Esse é apenas um exemplo do tipo de negociação e atuação política na antiga Israel (FILLION, 2003).
6 ARTE E LAZER
            Em Israel, umas das artes mais desenvolvidas era a literatura, e isso se pode ver através dos escritos bíblicos em hebraico e grego, deixados e existentes até hoje. E uma das práticas muito comum e que ajudava muito na questão do aprendizado da literatura era a memorização dos provérbios. Quanto ao lazer, uma das formas mais comum era o uso de danças, cantos e aprendizagem de instrumentos musicais, onde os instrumentos musicais mais populares era a flauta e a lira. Enquanto que a dança, era praticada entre homens e mulheres em grupos separados, e isso tudo, formava uma parte integrante da vida social e da função religiosa dos israelitas.
7 CONCLUSÃO
            O que se pode observar nesse contexto social, é que embora essa civilização assim como outras possam ser muito antigas, se assemelham em muito ao contexto social dos dias atuais. Sempre será necessária uma organização política para lidar com as questões sociais, cuidar da educação, organizar as vidas conjugais e até mesmo se deter em questões como arte e lazer. Porque como já foi comentado, mudam-se os tempos e as civilizações, mas o ser humano continua o mesmo, necessitando sempre de uma vida comum de compartilhamento em sociedade.
8 REFERÊNCIAS
ELWELL, Walter. Manual bíblico do Estudante. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
FILLION, Louis-Claudio. Enciclopédia popular de cultura bíblica. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2003.
TENNEY, Merril C, et al. Vida cotidiana dos tempos bíblicos. 3 ed. Miami, Flórida: Vida, 1988.

Por: Joelsam

Nenhum comentário:

Postar um comentário