RESUMO
Este Paper trata da organização social da Antiga Israel. Onde serão
apresentados em pequenos comentários, assuntos como: cultura, educação,
casamento, política, arte e lazer. Assuntos estes que nos chamam muito a
atenção pela importância dessa nação no contexto bíblico. Principalmente quando
se trata de um povo que foi eleito por Deus para seu serviço, através do qual o
Senhor tem ofertado a todas as nações uma grande possibilidade de salvação.
Palavras-chave: Israel;
povo; nação.
1 INTRODUÇÃO
Ao
longo da história, muito se tem estudado sobre o povo de Israel, principalmente
porque todo o contexto bíblico está ligado de forma direta ou indireta a essa
nação. E uma das maiores curiosidades que permeia a mente de muitos estudiosos
e curiosos é, como vivia essa nação? Como era a organização social desse povo?
A vida educacional, como eles aprendiam e evoluíam? Suas políticas sociais,
como eles se relacionavam com os povos vizinhos? E quanto à arte, o lazer, será
que isso também fazia parte dessa comunidade? Isso e mais algumas coisas serão
visto nesse pequeno artigo, de forma simples e sintetizada para uma melhor
compreensão.
2 CULTURA
Normalmente a cultura de um povo é incutida em cada
pessoa a partir da infância. Seja a partir da família que nasce ou até mesmo
pela qual foi adotado. Mesmo sem perceber, o processo de aculturação acontece e
continua à medida que a pessoa é exposta ao meio ambiente, ao compartilhamento
de amizades, a educação formal ou religiosa, entre muitos outros elementos que
influenciam de forma natural todos que estão inseridos nessa sociedade. Daí
alguns teóricos argumentarem que o homem é o produto do meio em que vive.
A palavra “cultura” em si, nos leva
a idéia, de costume, habilidades, artes de um grupo específico de pessoas em
uma determinada época. E nessa época, o povo de Israel era tão influenciado
pelas culturas quanto somos pela nossa de hoje em dia. Por conta disso, que muitos
termos e conceitos da bíblia podem ser bem pouco familiar para muitos nos dias
de hoje (ELWELL, 1995).
3 EDUCAÇÃO
A educação sempre foi uma questão
de grande importância entre o povo de Israel, desde a infância a criança era
ensinada e levada a compreender a relação especial do povo com Deus e a
importância de servir ao Senhor. E este conhecimento ajudava a sustentar o
ideal de toda pátria, principalmente nos momentos mais difíceis, como no
período de cativeiro e exílio por exemplo.
E como a criança normalmente era ensinada pela família, sua compreensão
da fé era enriquecida pelas práticas familiares, principalmente refeições
ligadas á festa religiosas como a Páscoa. Já em tempos mais recentes, as
escolas elementares já eram implantadas pela comunidade, normalmente em
sinagogas ou nas casas dos professores.
4 CASAMENTO
O
casamento não era exatamente como se conhece hoje, formal e como um sacramento,
mas era simplesmente uma troca de votos entre a noiva e o noivo, como resultado
de uma negociação entre os pais de ambos. Nessa época existiam pessoas na
sociedade que se casavam e tinham uma só mulher, mas não eram de se estranhar
que muitos também tinham duas mulheres, uma ou mais concubinas. Como o próprio
rei Davi, Herodes que possuía nove mulheres e Salomão que possuiu mais de
setecentas mulheres.
Normalmente
os casamentos eram arranjados com parentes próximos ou com membros do clã ou da
tribo. E uma das formas de se tentar manter a monogamia, era o preço que se
pagava por uma noiva, que não era assim tão barato e poucos homens podiam pagar
uma soma tão alta mais de uma vez. O preço da noiva era um valor pago ao pai
dela para compensar a perda do trabalho da filha no lar ou nos campos (TENNEY,
1988).
5
POLÍTICA
Em todos os
tempos houve interação comercial e políticas entre um povo e sua vizinhança. E
com Israel não foi diferente, onde a política e os assuntos das cidades-estados
influenciavam diretamente a vida e as atividades de todos os cidadãos. Em
geral, a política naquela época, consistia em dirigir bem ou mal os assuntos
relativos ás cidades para evitar que fossem conquistadas pelos vizinhos.
Normalmente os
reis tomavam as decisões sozinhos, independente da vontade do povo e qualquer
faraó podia resolver invadir uma determinada região apenas para firmar o seu
poder. Em uma situação Israel lutava
contra a Síria, quando os assírios resolveram atacar para destruir os dois
exércitos, imediatamente Israel e Síria entraram em acordo político e se uniram
para derrotar os assírios. Esse é apenas um exemplo do tipo de negociação e
atuação política na antiga Israel (FILLION, 2003).
6
ARTE E LAZER
Em Israel, umas das artes mais
desenvolvidas era a literatura, e isso se pode ver através dos escritos
bíblicos em hebraico e grego, deixados e existentes até hoje. E uma das
práticas muito comum e que ajudava muito na questão do aprendizado da
literatura era a memorização dos provérbios. Quanto ao lazer, uma das formas
mais comum era o uso de danças, cantos e aprendizagem de instrumentos musicais,
onde os instrumentos musicais mais populares era a flauta e a lira. Enquanto
que a dança, era praticada entre homens e mulheres em grupos separados, e isso
tudo, formava uma parte integrante da vida social e da função religiosa dos
israelitas.
7 CONCLUSÃO
O que se pode observar nesse contexto social, é que
embora essa civilização assim como outras possam ser muito antigas, se
assemelham em muito ao contexto social dos dias atuais. Sempre será necessária
uma organização política para lidar com as questões sociais, cuidar da
educação, organizar as vidas conjugais e até mesmo se deter em questões como
arte e lazer. Porque como já foi comentado, mudam-se os tempos e as
civilizações, mas o ser humano continua o mesmo, necessitando sempre de uma
vida comum de compartilhamento em sociedade.
8
REFERÊNCIAS
ELWELL,
Walter. Manual bíblico do Estudante.
Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
FILLION,
Louis-Claudio. Enciclopédia popular de
cultura bíblica. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2003.
TENNEY, Merril C, et al. Vida cotidiana dos tempos bíblicos. 3 ed. Miami, Flórida: Vida,
1988.
Por: Joelsam
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