quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A VIDA E A PEREGRINAÇÃO DE JESUS PELA TERRA SANTA



RESENHA

            O filme apresenta uma visão panorâmica dos locais que existiram na época de Jesus e por onde ele caminhou realizando a obra de seu ministério há mais de dois mil anos. Muitos fiéis viajam para Jerusalém para caminharem pelos mesmos locais e saem daquele lugar com uma perspectiva nova de sua fé. Onde muitos acreditam que toda essa visão e popularização desse lugar histórico, é uma prova de que Deus não esqueceu o que prometeu à região. Foi nessa região do mundo e exatamente nesses locais de visitação popular, que Deus falou com os profetas e que se deu a promessa do nascimento do messias, bem como, foi declarado o decreto de Cesar para se fazer o senso de toda terra habitada.
            Atualmente, muitos dos locais mais importantes que representa a história de Jesus e sua caminhada foram restaurados, e construídas suntuosas igrejas. Como por exemplo, a igreja de natividade, construída para lembrar os eventos que ocorreram na pequena cidade judaica. Entre esses eventos, a comunicação do nascimento de Jesus, feita por um anjo do Senhor, aos pastores que guardavam o seu rebanho fora da cidade. E um dos locais de maior aglomeração de pessoas, atualmente a céu aberto, mas que anteriormente já foi um local de grande glória para os romanos, é onde existia o grande palácio de Herodes, em que  se pode ver ainda hoje ruínas de sua construção na linha do horizonte.
Muitas escavações recentes representam belas ilustrações da época de Jesus, existe até conjecturas de que foi encontrada uma das casas onde Jesus viveu. Onde pode ser visto também as escadarias do templo, o local onde as pessoas se lavavam antes de entrar e que ainda existe uma boa parte de suas paredes e muro, o muro atualmente é chamado de muro das lamentações, uma das poucas estruturas que permaneceram após a destruição do templo, exatamente como era no tempo de Jesus. Como se sabe, os evangelhos falam pouco da infância de Jesus, mas foi neste templo que Simeão e sua esposa Ana, souberam que Jesus era o messias esperado, assim que os viram entrando com sua mãe no templo.
Tudo indica que Maria e José criaram Jesus dentro da cultura judaica e também conforme mandava as escrituras. O filme também mostra que normalmente as construções da época tinham um mesmo perfil, provavelmente pela falta de ferramentas e recursos de construção mais avançados, portanto, em geral eram feitas de barro, pedras e madeiras. Mostra também que conforme o costume da época, José direcionou Jesus paras as práticas de sua profissão, o que ainda hoje ocorre entre o povo judeu. Nessa mesma região e na mesma época foi quando surgiu João Batista, que cresceu fora de Jerusalém nas montanhas e que também teve um papel muito importante em todo esse contexto histórico de Jesus, onde embora os peregrinos não se importem muito com essa parte histórica, mas elas estão lá.
Naquela época, havia muitas comunidades as margens dos rios, e exatamente por isso que João e Jesus começaram as suas pregações as margens desses rios. O vídeo também comenta que no livro de Lucas fala da tentação de Jesus, o qual é lembrado por um cume, acima da cidade de Jerico, onde Jesus não cedeu às tentações, mas defendeu-se com as escrituras. Outra cidade que é destacada no documentário é a cidade de Caná da Galiléia, onde Jesus fez o seu primeiro grande milagre, que foi o de transformar água em vinho, em que a partir desse milagre os seus discípulos passaram acreditar nele. A partir daí, as notícias desse milagre se espalhou e a missão do jovem rabino de Nazaré entrava em outra fase, e a multidão que o seguia só aumentava, vinda de toda parte do país: cegos, aleijados e pessoas com todo tipo de enfermidades para serem curados.
Voltando aos dias atuais, hoje, no mesmo lugar onde antes era um templo, pelo qual Jesus entrou para uma das festas da páscoa pelo pórtico sul e expulsou os cambistas e vendedores, encontra-se uma mesquita, a mesquita Alexa, onde os mulçumanos vão fazer suas orações. Estudos arqueológicos afirmam, que a antiga cidade da época de Jesus estava localizada na área da atual Basílica da Anunciação, perto da Igreja de São José. São muitos os detalhes que permeiam essa fantástica caminha da vida de Jesus, por isso, não será possível entrar em todos os detalhes nesse pequeno resumo, mas enfatizarei a partir desse ponto, algumas das mais significantes igrejas e pontos turísticos da cidade santa que representa até hoje grande importância no cenário mundial cristão.
 A Igreja de Santa Ana leva hoje o nome de Maria à mãe de Jesus, e se encontra ao lado das piscinas dos banhos medicinais, identificado como o lugar onde Jesus curou o coxo no Sábado. Debaixo da sagrada montanha Gerezim, há um velho poço que se acredita que foi onde Jesus e a mulher samaritana podem ter se encontrado. Em Capernaum (Cafarnaum), no mar da Galiléia, pode ser visto uma ruína de uma comunidade de pescadores que foi fundada alguns nos antes de Cristo. Neste local, pode até mesmo se ver a famosa pedra de moinho utilizada nas pregações de Jesus para ilustrar determinada situação. No monte Tabor, encontra-se a Basílica da Transfiguração, muito tradicional e visitada pelos peregrinos para lembrar o momento da transfiguração de Cristo. No local onde Jesus fez a maioria de suas pregações, nas montanhas à cima do mar Galiléia, encontra-se a igreja das beatitudes, local onde provavelmente Jesus proferiu o sermão do monte. Entre tantas belíssimas construções, encontram-se as ruínas de uma sinagoga que existe há dois mil anos, onde provavelmente Jesus foi visto ensinando.
Em Jerusalém, existe uma igreja franciscana, chamada Dominus Flevit, construída em forma de lágrima para lembrar a tristeza que o filho do homem sentiu por Jerusalém, pois ele sabia que o fim de seus dias na terra estava próximo. Há pouco tempo foi reconstruído o pátio do templo de Salomão, no muro leste da cidade próximo ao local islâmico de adoração conhecido como cúpula da rocha, construído há mais de mil anos e existente até hoje. Hoje há também dois jardins notáveis nas ladeiras do monte das oliveiras, ligados a igrejas, mais precisamente ao lado da igreja da agonia ou igreja de todas as nações. No alto, está a igreja branca russa de Santa Maria madalena construída há cem anos. Perto dos muros da cidade antiga no monte Sião, está a igreja de São Pedro, construída para lembrar a traição de Pedro na noite em que Jesus foi preso.
No convento Irmãs de Sião, provavelmente é o local onde ficava a casa da guarda ou pretorial, onde Pilatos ficava durante a época da páscoa. É nesse local que existe também o pátio em que provavelmente Jesus foi trazido para ser julgado. Portanto, muitas igrejas e locais foram construídos para honrar esses momentos tão importantes do passado, mas uma das igrejas mais conhecidas pelo mundo todo é a igreja do Santo Sepulcro, porque a pesar de ninguém saber exatamente onde foi o tumulo de Jesus, é nessa igreja que fica o santuário que lembra o lugar onde o corpo de Jesus descansou por três dias.
 São tantos os momentos especiais que marcaram a passagem de Jesus por esse nosso mundo de existência que ainda caberia em muitas páginas, mesmo que fosse apenas para se fazer um breve resumo. E eu sei que ainda falta um pouco mais de dois minutos para terminar esse vídeo, mas quero finalizar com as palavras do Senhor: “Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte, e nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, que dá a luz a todos que estão na casa, assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que sejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai que está nos céus”.
Por: Joelsam

Nenhum comentário:

Postar um comentário