segunda-feira, 14 de outubro de 2013

QUESTIONÁRIO PSICOLOGIA




1)    O QUE SE ENTENDE POR PSICOLOGIA E EM QUE DATA ELA SE TORNOU UMA CIÊNCIA?
R= psyché,  que  significa  alma,  e logos,  significa  razão.  Portanto, psicologia significa “estudo do comportamento humano, consciente ou insconsciente”. Nasceu propriamente dita com Sócrates  (469-399  a.C.). Mas é no século 19  que surge como ciência, passando a ser investigados  pela  Fisiologia  e  pela  Neurofisiologia.

2)    QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE SENSO COMUM E CONHEMCIMENTO CIENTÍFICO?
R= O senso comum é o conhecimento do cotidiano, intuitivo, espontâneo de tentativas e erro,  enquanto que a ciência  faz o estudo sistemático desse conhecimento  para  compreendê-lo  melhor, transformando-o  em um objeto  de investigação.

3)    QUAL A CONTRIBUIÇÃO DE SÓCRATES E PLATÃO PARA A PSICOLOGIA?
R= Sócrates dá consistência a psicologia, definindo a  razão  como  peculiaridade  do  homem  ou  como  essência humana,  diferenciando os homens dos animais. Enquanto Platão definiu um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo. A  cabeça,  onde  se encontra  a  alma  do  homem. 

4)    QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO DE ARISTÓTELES PARA A PSICOLOGIA?
R= Sua  contribuição  foi  inovadora  ao  postular que  alma  e  corpo  não  podem  ser  dissociados.  Para Aristóteles,  a  psyché  seria  o  princípio  ativo  da  vida. Tudo  aquilo  que  cresce,  se  reproduz  e  se  alimenta possui  a  sua  psyché  ou  alma.  Desta  forma,  os vegetais,  os  animais  e  o  homem  teriam  alma.  Os vegetais  teriam  a  alma  vegetativa,  que  se  define  pela função  de  alimentação  e  reprodução.  Os  animais teriam essa alma e a alma sensitiva, que tem a função de  percepção  e  movimento.  E  o  homem  teria  os  dois níveis anteriores e a alma racional, que tem a função pensante.

5)    QUAL FOI A CONTRUBUIÇÃO DE JAMES E DEWEY PARA A PSICOLOGIA?
R= James foi crítico do estruturalismo e Dewey adotou seu  ponto de vista. Os dois são considerados os precursores da psicologia Funcional. Onde o Funcionalismo é  considerado  como  a  primeira  sistematização genuinamente  americana  de  conhecimentos  em  Psicologia.

6)    DEFINA PERSONALIDADE E QUAIS SÃO SEUS COMPONENTES?
R= São as características bio-psicosocial, próprias de cada individuo que funcionam de forma integrada, pelo qual se reage em cada ambiente. Cujo seus componentes são:
·         Fatores biológicos: fome, sede, sono, sexo, ...
·         Fatores Psicológicos: relação entre o mundo externo e interno.
·         Fatores sociais: todo ser com necessidade de viver em grupo.




7)    EXPLIQUE O QUE É NEUROSE E DIFERENCIE NEUROSE OBSERSSIVA DE NEUROSE FÓBICA.
R= Conflito psíquico de informação no cérebro, que faz com que se questione algo, se já foi feito ou não.
      Neurose obsessiva – Tem um comportamento compulsivo (repetições de ação), idéias de
Perseguição.
      Neurose fóbica - A angústia é fixada num  objeto  exterior,  isto  é,  o  sintoma central  é  a  fobia,  o  medo.  Medo  de  altura,  medo  de  animais,  medo  de ficar sozinho etc.

8)    O QUE E COMO CARACTERIZAR A ESQUIZOFRENIA?
R= É um tipo de psicose, refere-se  a uma  perturbação  intensa  do  indivíduo  na  relação  com  a  realidade. caracteriza-se por: fuga da realidade, fantasias, mania de perseguição, alucinações.  A  característica  fundamental da  esquizofrenia  é  ser  um  quadro  progressivo,  que  leva  a  uma deterioração intelectual e afetiva.

9)    O QUE E COMO CARACTERIZAR A PARANOIA?
R= É uma  psicose  que  se  caracteriza  por  um  delírio mais  ou  menos  sistematizado.  Não existe deterioração da  capacidade  intelectual.  Excesso de limpeza, delírios de perseguição, de grandeza.

10) O QUE É E COMO CARACTERIZAR TRANSTORNO BIPOLAR?
R= Caracteriza-se por alteração de humor, vai de um extremo ao outro em curto intervalo de tempo. A pessoa não tem controle de suas emoções.

11) O QUE É PERCEPÇÃO E QUAL É O PAPEL DA ATENÇÃO PARA A APRENDIZAGEM?
R=  É um processo do comportamento humano entre o estímulo e a reposta. É exatamente o quê e como o individuo percebe as coisas ao seu redor.
      Daí a importância fundamental da atenção aos dados e informações recebidas e percebidas, para se ter uma melhor resposta no aprendizado.

12) O QUE É INTELIGÊNCIA E QUAIS TIPOS DE INTELIGÊNCIA POSSUIMOS?
R= É uma capacidade intrínseca do ser humano, herdada  de  seus pais. Podendo se  desenvolver  aquém  ou  além  do  seu  potencial, dependendo das condições do meio que se encontra e da experiência do individuo.
      Existem 8 tipos de experiência: Linguistica, matemática, corporal, naturalista, musical, interpessoal, intrapessoal, sinestésica.


13) EXPLIQUE O QUE INTELIGÊNCIA MATEMÁTICA, SINESTÉSICO CORPRAL E INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL.
R=       Inteligência matemática - Quem tem inteligência lógica/matemática compreende as representações e relações abstratas: são os que têm facilidades em matemática, física e outras matérias afins, que exigem raciocínio lógico-matemático.

Inteligência Intrapessoal – os que buscam autoconhecimento, têm mais autodomínio, são pessoas equilibradas, que conhecem seu potencial, que sabem de suas qualidades e defeitos e que, por isso, exploram melhor suas potencialidades.
Inteligência Interpessoal - facilidade de compreender a alma humana, entender seus desejos e seus anseios, o que lhes permite seduzir pessoas. Estas são qualidades dos artistas, apresentadores e líderes famosos, conhecidos pelo seu carisma e magnetismo pessoal.
Inteligência Sinestésico corporal - Quem usa o corpo para trabalhar, como os dançarinos, coreógrafos e atletas, bem como os que possuem habilidades manuais, como os cirurgiões e mecânicos, precisam ter o seu lado cinético mais desenvolvido. É a inteligência cinética. Estas pessoas aprendem melhor fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário