quarta-feira, 27 de julho de 2016

TRADUCIANISMO e CRIACIONISMO


         Tendo em vista um assunto tão polêmico, mas não tão essencial assim para a salvação da alma, começo dizendo que concordo com Agostinho, no sentido de que, independente de qualquer teoria, a morada apropriada da alma é com Deus, não importa se ela é criada por Deus ou é reproduzida pela própria alma humana. No entanto, como acadêmicos, não devemos nos eximir de tais discussões e de desenvolver nossa própria opinião independente do nível de complexidade do assunto. 
            E quanto a isso, concordo com as duas teorias, porque não vejo divergências nelas, mas mal interpretação do significado de alma. Para mim, a alma humana é formada pelo espírito de vida e pela essência do ser humano (espírito de vida + essência do ser humano = ALMA), onde, enquanto o espírito de vida somente Deus pode dar, a essência do ser humano só pode ser repassada a geração futura pelo próprio ser humano que já acumulou isso dentro de si no decorrer de sua vida.
           Explico.  No caso do espírito de vida (fôlego de vida, que eu considero a primeira parte da alma) que tem haver com a existência desse ser propriamente dito: vivendo, respirando, interagindo com o meio ambiente através de células e fluxos sanguíneos a partir do ventre materno e até mesmo tendo consciência de sua existência quando adulto, isso é dado por Deus no ato da concepção, independente de onde e como está sendo gerado este ser humano (inseminação, proveta, entre outros métodos), que no caso aqui seria considerado a teoria do Criacionismo. Então, concordo com o  Criacionismo nesse contexto.
             Já no caso da segunda parte que forma a alma (o que eu chamei de essência do ser humano), essa, está relacionada com os valores morais, éticos, emocionais, desejos, inteligência, entre outros atributos, que os pais carregam dentro de si e tem haver com o contexto cultural, época, país e região em que vivem. Nesse caso, parte vem do pai, parte vem da mãe, que são combinados no ato da concepção e aperfeiçoados ou não ao longo da vida desse novo ser. Que seria no caso, a teoria Traducianista, que concordo também com esse modelo dentro dessa ótica. Portanto, em minha opinião, são apenas contextos vistos de ângulos diferentes e que se juntarem essas duas teorias chegarão a essa conclusão que acabei de expor.

Por Joel S. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário